segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Ressonância em taças de cristal

Por que o copo de cristal emite som quando passamos o dedo em sua borda?


Porque, ao ser esfregado, o copo vibra como uma corda de violino. O segredo está em um dos seus componentes: o chumbo. O metal, além de dar brilho a esse tipo especial de vidro, consegue deixá-lo mais firme. Assim, em vez de o copo de cristal absorver a maior parte da energia provocada pelo atrito com o dedo, como faz um copo comum, acaba devolvendo parte dessa energia em forma de som. A sonoridade é tão agradável que é possível fazer música usando vários copos. Um exemplo célebre está no filme E La Nave Va (1983), do diretor italiano Federico Fellini, em que uma dupla de músicos toca uma melodia usando dezenas de cristais com água. "Quando variamos o nível da água, alteramos as condições de ressonância do copo. Fazemos com que ele vibre em freqüências, ou notas, diferentes", diz o físico Cláudio Furukawa, da USP.
 
 

Experiências em sala de aula com a ressonância:

 
Arame dançante na borda de uma taça.

Ponha duas taças idênticas com um pouco de água perto uma da outra. Entorte um pedaço de arame e coloque-o sobre a borda de uma das taças. Umedeça a ponta de seu dedo e esfregue-o com suavidade pela borda da outra taça. Se tudo der certo, você ouvirá um som grave e melodioso enquanto o arame começa a vibrar em ressonância com o som que você gerou.
O mesmo poderá ser feito com canudo de refrigerante ou pedaços de espaguete. Em primeiro lugar colocamos as duas taças  juntas  mas sem tocá-las. As duas taças deverá possuir a mesma quantidade de água.Em seguida, colocamos uma das pedaços de  espaguete ou do  canudo de refrigerante. Finalmente, molhe um dedo na água e esfregue a borda de uma das taças. Em poucos segundos as duas taças começarão  a vibrar.
Explicação:esfregando repetidamente  a borda de uma taça de cristal, ela vibrará emitindo um som que depende da quantidade de água que está dentro da taça. A segunda taça vibrará em ressonância. Você poderá ver a vibração da segunda taça, se colocarmos um objeto muito leve, que vibrará com ela. Como por exemplo os pedaços de espaguete ou os pedaços de canudos de refrigerante.

                                Vídeos demonstrando  experiências com as taças de cristal:

 
 Vídeo incrível. Música em taças de cristal:
 
 
 
Tema do filme Harry Potter tocado de forma criativa:
 

Cantore líricos conseguem quebrar uma taça de cristal usando apenas o som emitido por sua voz? será que isso é possível?

 
O som é uma onda mecânica que se propaga em meios materiais, essa onda produz vibrações no meio em que se propaga. Toda e qualquer onda é capaz de produzir vibrações que estimulam oscilações em corpos situados nas proximidades das fontes. Quando a frequência de oscilações coincide com a frequência de oscilações natural do corpo,a amplitude de oscilação desse corpo atinge valores elevados, pois a fonte progressivamente cede energia ao corpo. Esse fenômeno é conhecido como Ressonância.
Quando a frequência da voz de uma cantora lírica atinge a mesma frequência de vibração das moléculas de uma taça de cristal, a quantidade de energia das moléculas se eleva gradativamente e a taça se quebra.
 Para visualizar essa tema clique no link abaixo para assistir ao vídeo do cantor da banda de rock Shaman- Thiago Bianchi quebrando uma taça de cristal:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
      
 

Um comentário:

  1. Boa noite a um mês venho tentando contato com os músicos que tocam em taças, alguém poderia me informar seus contatos?

    ResponderExcluir